Grupo de Estudos Linguísticos

logo gel gif-11

Projeto de Pesquisa e Extensão registrado sob o nº 016287 no Gabinete de Projetos/UFSM
Coordenação: Profª Dr. Amanda Eloina Scherer

A busca por um espaço de reflexão sobre a língua, sobre as idéias lingüísticas que constituem e movimentam os estudos lingüísticos por diferentes épocas, é o que leva alunos de graduação e pós-graduação a se reunirem, semanalmente, para discutir e problematizar conceitos que os inquietam no dia-a-dia acadêmico. A concretização desse lugar de circulação do saber, que vai além dos limites físicos de uma sala de aula, foi idealizada pela professora Dr. Amanda Scherer, no decorrer de suas aulas ministradas em disciplinas de Lingüística e de Língua Estrangeira (Francês), no curso de graduação em Letras da UFSM, no início do ano de 2003.
A formação inicial do grupo foi composta pelos alunos Cristina Lima Rodrigues, Daniela Zimmermann Machado, Eliane Pereira da Silveira, Flamarion Ferraz da Rocha, Juciele Pereira Dias, Juliana Friedrich Dias, Larissa Scotta, Liliane Cechim, Luciara Pereira, Maria do Socorro de Almeida Farias, Marluza Terezinha da Rosa, Mônica Mezeche Neves, Pablo Lemos Berned, Priscila Finger do Prado, Sandra Bagiotto Lago, Taís Martins Soares, Vanessa Diânifer Lopes Paula, Vanessa Maia Kchhann e os encontros se realizavam em uma sala cedida pela Coordenação do Curso de Letras.
As primeiras reuniões de estudo foram marcadas pela discussão de textos de autores como Saussure, Benveniste, Jakobson, Rousseau, realizadas nas disciplinas de Lingüística Geral. Os resultados de tais (re)leituras vieram a constituir os primeiros trabalhos do GEL, os quais foram apresentados, sob orientação da professora Amanda e coordenação da professora Dr. Miriam Rose Brum de Paula (UFSM/ Corpus), no VI Seminário de Pesquisa do Laboratório Corpus, dia 18 de dezembro de 2003, na Biblioteca Pública Municipal, evento que teve como conferencista a profª Dr. Susy Lagazzi Rodrigues, IEL/UNICAMP. Tal momento foi o marco da iniciação dos integrantes do GEL nos estudos acadêmicos.

conf conf2

No ano letivo de 2004, com a finalidade de dar continuidade às discussões já iniciadas pelo grupo, o Estruturalismo foi proposto como temática e, ao longo das reuniões, foram abordados conceitos e autores inscritos nesse movimento intelectual das ciências humanas que possibilitou a fundação e o desenvolvimento das principais correntes da Lingüística Contemporânea. Nesse período, o professor Dr. José Luiz Fiorin esteve em Santa Maria para a conferência de abertura da 22ª Semana de Letras – Espaços de Circulação da Linguagem e 8º Seminário Internacional de Língua e Literatura e concedeu ao GEL uma entrevista (publicação Fragmentum n.11).
A partir desses momentos de sensibilização, de pesquisas bibliográficas e contato com idéias de alguns dos principais teóricos da linguagem, o foco de estudo voltou-se para a obra História do Estruturalismo, de François Dosse, que resultou na produção de artigos que vieram a compor uma publicação, intitulada o GEL e o estruturalismo. Esta, em edição especial da Idéias – Revista do Curso de Letras, foi organizada pelos então alunos de pós-graduação em Letras, Michele Schmitt e Marcelo da Silva, e lançada no primeiro semestre de 2005.
Ano a ano, o GEL vem se reorganizando e repensando as temáticas e formas de abordagem. Em 2007, a professora Dr. Verli Petri passou a coordenar, ao lado da profª Amanda, as atividades do grupo, este que vem se afirmando como um espaço importante à iniciação científica na Universidade Federal de Santa Maria, na medida em que vem construindo uma trajetória no que se refere à constituição, produção e circulação do saber, ao participar com trabalhos em eventos regionais e nacionais da área, ao publicar textos em periódicos, realizar entrevistas com pesquisadores da linguagem e, sobretudo, ao promover a reflexão e problematização do que se lê

Ver projeto: Aqui

Acesse o blog do grupo aqui.

entrevista-com-prof-fioron6  grupogel2007  revistaideiaspeq