Portal do Governo Brasileiro

Laboratório Corpus/PPGL ocupa Silveira Martins

O Laboratório Corpus/PPGL e a Linha de Pesquisa Língua, Sujeito e História estarão promovendo, durante todo o semestre letivo, o Seminário de Pesquisa: conceito entre uma história e uma memória que terá como tema principal em sua primeira manifestação - Eixo 1 - Materialidades discursivas. Os encontros e as discussões deverão acontecer uma vez por mês, no Centro de Documentação e Memória, no campus de Silveira Martins e sempre em uma segunda-feira.  A promoção é do Laboratório Corpus/PPGL e da Linha de Pesquisa Língua, Sujeito e História. O referido seminário nasce da necessidade de uma discussão mais apurada de alguns conceitos teóricos do campo discursivo e vai reunir três instituições de ensino superior via web. São elas: o Laboratório Corpus, UFSM, o Labeurb/IEL/UNICAMP e o Grupo do Discurso da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz do sul da Bahia - inclusive receberemos duas mestrandas de lá como alunas especiais). O primeiro seminário acontecerá no dia 20 de março, às 13h30min, e tem o apoio da Coordenação Licenciatura em Letras e do Departamento de Letras Clássicas e Linguística. A programação completa e demais informações podem ser conferidas no site <<http://corpus.ufsm.br//>> ou solicitadas pelo email << O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. >>.

Laboratório Corpus convida para qualificações de dissertações de mestrado

Laboratório Corpus convida para qualificações de dissertações de mestrado 

 

Luiza Boézzio Greff                                                                          

Banca Examinadora:

Prof.ª Dr. Amanda Eloína Scherer (UFSM) – Presidente

Prof.ª Dr. Mónica Graciela Zoppi Fontana (UNICAMP) – Primeira arguidora

Prof.ª Dr. Verli Petri (UFSM) – Segunda arguidora

Kelly Fernanda Guasso da Silva

Banca Examinadora:

Prof.ª Dr. Verli Fátima Petri da Silveira (UFSM) – Presidente

Prof. Dr. Maurício Beck (UESC) – Primeiro arguidor

Prof.ª Dr. Amanda Eloína Scherer (UFSM) – Segunda arguidora

qualificações corpus

Qualificação de Mestrado de Denise Machado Pinto

No dia 13 de julho de 2015, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, Denise Machado Pinto, passou pelo exame de qualificação de sua dissertação. Intitulada "Memória e interpelação: movimento do sujeito artesão de rua", a dissertação é orientada pela Profª. Dr. Amanda Eloina Scherer. Na qualificação, o arguidor foi o Prof. Dr. Maurício Beck (UESB - Campus de Ilhéus). O evento ocorreu junto ao prédio 67, com o suporte técnico da equipe do CPD Multiweb para a realização da videoconferência.
 
qualificação de mestrado para o site - denise
 
 

Convite para defesa de tese de Graciele Denardi

 Convite para defesa de tese de Graciele Denardi

 

defesa Graciele

XX Seminário Corpus

Untitled-1-Recovered-615x1024

XX Seminário Corpus
I Simpósio do Grupo de Pesquisa Linguagem Sentido e Memória

O GrPesq/CNPq “Linguagem, sentido e memória” foi criado no ano de 1993 e ao completar 20 anos, bastante consolidado em suas duas linhas de atuação (“História das Ideias Linguísticas no sul do Brasil” e “Língua, sujeito, história”), realiza o I Simpósio Nacional com o objetivo de discutir as pesquisas em andamento, explicitando a diversidade que constitui o grupo seja pelas diferentes temáticas abordadas, seja pelas diferentes instituições que envolve. Os trabalhos apresentados no Colóquio serão reunidos em uma publicação própria do GrPesq “Linguagem, sentido e memória”. O tema principal de nosso simpósio será sobre a noção de arquivo em relação com a memória e a história a partir da língua/linguagem.

Objetivo

Convidados

Programação

Apresentação de painéis

Dissertações em andamento

Teses em andamento

Lançamentos

Comitê científico e comissão organizadora

Inscrições

Caderno de Resumos

Hotéis

Fotos do Evento