Portal do Governo Brasileiro

Professores

Apresentação dos professores convidados

 

Profª. Dr. Irène Fenoglio

Coordenadora da equipe “Genética e teorias linguísticas” e membro da equipe “Manuscritos, Linguística, Cognição” do Instituto de Textos e Manuscritos Modernos (ITEM); Diretora de Pesquisa, sessão 34: “Línguas, linguagem, discurso”, do Centre National de la Recherche Scientifique/École Normale Superière/Paris. Com trabalho reconhecido na área de Linguística Geral e Contemporânea desde 1985, tem se dedicado, nos últimos 15 anos, ao trabalho com manuscritos de linguistas, filósofos, escritores, entre outros, que tematizam em suas obras questões pertinentes aos estudos da linguagem. É membro dirigente da equipe de pesquisadores que analisa acervo do Fundo Documental de Émile Benveniste, guardado na Bibliotèque national de France (BnF). Desses trabalhos resultam diversas publicações, o que pode ser conferido em http://www.item.ens.fr/index.php?id=13615 ou http://www.item.ens.fr/index.php?id=148#Bibliographie. Além disso, organizou, juntamente com outros colegas, a publicação das últimas aulas proferidas por Émile Benveniste, no Collège de France, sob o título “Dernières leçons”, obra traduzida no Brasil pela equipe do Prof. Dr. Valdir Flores (Editora da UNESP, 2014). Outros textos de sua autoria sobre Emile Benveniste estão sendo traduzidos, em esforço conjunto, pela equipe citada e pela equipe da Profª Amanda Scherer: reunidos em livro e que têm publicação prevista para breve.

   

Prof. Dr. Giuseppe d’Ottavi

Integrante da Equipe de Pesquisadores Linguistas do Instituto de Textos e Manuscritos Modernos (ITEM), onde desenvolve trabalhos conjuntos com a coordenadora, Profª. Dr. Irène Fenoglio. Especialista em Linguística Geral, esteve sob orientação de Tullio De Mauro (Roma/Itália), grande especialista em Saussure. Membro do Círculo Ferdinand de Saussure, de Genebra (Suíça) e Membro do Comitê de redação dos Cadernos Ferdinand de Saussure, de Genebra (Suíça). Giuseppe d’Ottavi é um dos organizadores do “Congresso Internacional 1916-2016: O Curso de Linguística Geral” - primeira etapa já realizada em julho de 2016, em Paris (França), e segunda etapa prevista para 2017, em Genebra (Suíça). É nome reconhecido internacionalmente na área de estudos da linguagem e, mais especificamente, em estudos saussurianos. O resultado de suas pesquisas pode ser conferido em publicações de diversos artigos em língua francesa e italiana. No momento, dedica-se à tradução da obra Dernières Leçons, de Émile Benveniste, para a língua italiana – trabalho de fôlego que se encontra já fase de finalização.

    

Profª.  Dr. Mariarosaria Zinzi

É Doutora em linguística pela Università degli Studi di Firenze (Universidade de Florença, Itália) e realizou estágio de pós-doutorado no ITEM (Institut des Textes et Manuscrits Modernes), na École Normale Superièure de Paris, sob supervisão da professora Dr. Irène Fenoglio. Zinzi desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado sobre os manuscritos do linguista Émile Benveniste, especialmente aqueles referentes ao grego. Atualmente é assistente de pesquisa na Universidade de Florença.

Em 2013, publicou o livro "Dal greco classico al greco moderno", pela Editora italiana Firenze University Press (FUPRESS) e, em 2016, recebeu dois prêmios pela publicação: Premio di Ricerca "Città di Firenza" e Premio "Istituto Sangalli per la storia religiosa". Além disso, a autora possui uma vasta produção na área incluindo capítulos de livros e artigos em revistas acadêmicas referentes as suas pesquisas realizadas no doutorado e no pós-doutorado.